Como a quarentena pode afetar a sua pele

Isolamento social? Oi?
Sim, todos nós fomos pegos desprevenidos com a chegada do Convid-19 e, com isso, não pudemos ter qualquer preparo emocional para estarmos em casa sem poder sair, em meio a um quadro caótico no mundo de medo e apreensão. E para quem me segue, tenho compartilhado em minhas redes sociais alguns pontos importantes para quem está enfrentando esse momento não deixar a peteca cair.

Ficar em casa é uma medida preventiva necessária para o cuidado de todos, pois dessa forma evitamos que o vírus se espalhe e aceleramos o processo de descontaminação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo e sabemos que a situação tende a ficar ainda pior em tempos de isolamento social.

Toda essa situação pode afetar negativamente a nossa saúde física, incluindo a nossa pele. Mas então, como devemos nos cuidar em período de isolamento social?

Saúde Mental

O nosso estado emocional reflete diretamente em nossa saúde física e, consequentemente, em nossa pele. Então, é fundamental, em primeiro lugar, cuidar de nossa saúde emocional, uma vez que quando entramos em um nível de estresse existe liberação de adrenalina e cortisol. Essa alteração causa a aceleração dos batimentos cardíacos, dilatam as pupilas, aumentam a sudorese e os níveis de açúcar no sangue, reduzem a digestão, diminuem a libido e, por fim, reduz as defesas do organismo. Por outro lado, existem hormônios que, quando alterados, podem desencadear a depressão. Alguns afetam a comunicação cerebral e outros interferem na ação da serotonina (neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar).
Por isso, opte por uma mudança de comportamento que te ajudará a ter uma mudança de pensamentos. Procure ler um livro, cozinhar aquelas receitas que nunca temos tempo para fazer, pratique atividade física como ioga e exercícios aeróbios, procure conversar com alguém sobre suas emoções. Também, você pode procurar profissionais terapeutas, psicólogos e psiquiatras, pois eles são autorizados também a fazerem consultas onlines.

Saúde Física

Praticar atividade física é fundamental para a produção de hormônios importantes para o seu bem-estar, felicidade, satisfação e autoestima. Por isso, procure fazer aulas onlines – experimente também dançar, pois é um modo muito divertido e alegre de se exercitar.
Além disso, manter uma boa alimentação ingerindo frutas, legumes, verduras e proteínas e reduzir ao máximo o consumo de doces, carboidratos e alimentos processados, é fundamental nesta quarentena.
Em primeiro lugar, o que você come te afeta como um todo: desde o seu humor, ganho de peso até a sua pele. Por isso, a troca de alimentos que deixam a sua pele mais oleosa, por alimentos que ajudam em sua manutenção e regeneração, é a melhor dica que, como dermatologista, posso dar a vocês. Optem por sucos naturais de cenoura, laranja, acerola etc. no café da manhã e durante as pequenas pausas do dia. Para a noite, onde nosso metabolismo se torna muito lento, consuma sopas leves ricas em legumes e, de preferência, sem carboidratos, ou saladas acompanhadas de uma pequena porção de carne branca, como peixe e frango, são excelentes opções.

Use filtro solar em casa

Faça chuva ou faça sol, fique no computador ou na televisão, o uso diário do protetor solar é indispensável até mesmo dentro dentro de casa, pois as luzes artificiais (celular, TV, lâmpada e computador) emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Aqui vai uma atenção especial às minhas pacientes que sofrem de melasma, pois essa luz é extremamente prejudicial e pode agravar ainda mais as manchas.

Rotina de Pele

A falta da rotina com procedimentos e cuidados com a pele pode piorar ainda mais o quadro e o aspecto da mesma. Neste caso, chamo a atenção das minhas pacientes que sofrem de acne, pois peles oleosas requerem cuidados especiais que devem ser mantidos como parte da rotina.
Mas, de um modo geral, aqui vai minha dica de rotina de pele – contudo, é importante procurar o seu médico, pois cada paciente deve ser avaliado e analisado como um quadro a parte.

Passo a passo da rotina de pele

Limpeza
Lave o rosto com o sabonete específico para o seu tipo de pele, indicado por seu dermatologista. Enxágue com água fria, até que todo o produto tenha sido removido.

Hidratação
Após a pele seca, aplique um hidratante facial – também indicado para o seu tipo específico de pele, através de movimentos circulares delicados, sempre ascendentes. Não se esqueça de massagear também a região do pescoço.

Tratamento específico
Aplique posteriormente o seu dermocosmético (como um anti-acne ou anti-rugas, por exemplo) receitado por seu dermatologista, seguindo os mesmos movimentos circulares delicados.

Proteção solar
Finalize a sua rotina aplicando o protetor solar, pois ele evitará com que o sol retire toda a hidratação e danifica a camada protetora natural de sua pele. Como já mencionei acima, o uso deste produto é indispensável e existem diversos produtos com texturas variadas para cada tipo de pele, evitando com que você sinta desconforto após a sua aplicação.

Dermocosméticos

O uso de dermocosméticos é muito importante quando falamos sobre a saúde da pele. Ao longo do dia e da noite, a sua pele precisa de cuidados diferentes.

Noturno
Nos cuidados noturno – seguindo aquele passo a passo acima, gosto de indicar o uso de dermocosméticos que possuem em sua composição Retinol ou Ácido Retinóico ou Ácido Glicólico, pois têm princípios ativos poderosos para ajudar não somente na hidratação de sua pele, como na renovação celular – ideal quando estamos dormindo.

Diurnos
Já nos cuidados diurnos, aconselho produtos que possuem vitamina C e Ácido Hialurônico, pois ajudam a manter a pele hidratada e protegida ao longo do dia, dando, também, maior sustentação a pele justamente por ser um hidratante natural.

Reforçando que você deve seguir as indicações de seu médico dermatologista.

Se precisar esclarecer alguma ajuda, o Whatsapp da Clínica está funcionando, então é só mandar mensagem no número (11) 99173-9798 ou também através redes sociais @dra_thaissapenteado ou www.facebook.com/clinica.thaissapenteado/.

Então é isso: keep calm and fique em casa!


Por Dra. Thaissa Penteado

Dermatologista associada da SBD.
CRM 120.792 – RQE 34115