Melasma

Você já se deparou com aquelas manchinhas escuras ou acastanhadas que começaram a aparecer na pele, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e no buço? Em geral, elas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo normalmente simétricas (iguais em ambos os lados).
Então fique atenta, pois pode ser melasma!

Causa

Não há uma causa definida para esta doença, mas muitas vezes está relacionada à uma predisposição genética, fatores hormonais – como uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez, à exposição solar (luz ultravioleta, também considerada o principal fator desencadeante) e à luz visível.

Tratamentos

As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento, como peelings e aplicações lasers, que visam clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. O mais importante, é redobrar o uso de filtros solares como medida preventiva e protetiva, contra o grande vilão do Melasma: a radiação ultravioleta e a luz visível.

É por isso que, nesta época do ano quando as incidências solares são muito maiores, é importante o paciente fazer o uso do protetor solar, roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis, a fim de evitar o agravamento da doença e suas manifestações na pele. Essas medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Mas atenção! O melasma desenvolve-se também com a luz visível e os filtros solares comuns não protegem totalmente. Por isso é indicado associar à fotoproteção, filtros físicos de preferência com cores que protegem contra a mesma, com uma reaplicação de 2h em 2h durante todo o dia – inclusive os próprios pigmentos de maquiagem possuem essa vantagem de proteção contra a luz visível.

Os tratamentos devem ser realizados por um médico dermatologista, pois muitas vezes os pacientes que sofrem com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo uma piora considerável das manchas.

Por Dra. Thaissa Penteado

Dermatologista associada da SBD.
CRM 120.792 – RQE 34115