Depilação a Laser

É uma técnica de remoção progressiva e duradoura dos pelos feita através da energia luminosa do laser, por nossos profissionais altamente treinados e selecionados por nossa dermatologista Dra. Thaissa Penteado.

Ao ser disparado o pulso de laser, ocorre a absorção de energia pela melanina causando uma destruição térmica das estruturas do pelo. Em cada sessão são atingidos uma porcentagem de pêlos, os que encontram-se na fase ativa, que são eliminados de forma definitiva.

Diversos tipos de laser podem ser usados para a depilação. Escolhemos os lasers e os parâmetros de acordo com o tipo de pele e área a ser tratada.

Como é realizado?

Inicialmente deve ser feita a limpeza da área a ser tratada e se necessário o corte dos pêlos com lâmina de barbear, um dia antes ou no dia da sessão.

O procedimento é realizado com o uso do aparelho de laser colocado sobre os pêlos a serem eliminados. O tempo da aplicação varia conforme a área tratada. Cerca de poucos minutos para áreas pequenas e por volta de 1 hora para áreas extensas..

A depilação a laser não costuma ser dolorosa. Em alguns casos podem ser utilizadas pomadas anestésicas e jatos de ar frio para aliviar a dor.

Quais são as indicações?

É indicada para qualquer pessoa que se incomode com seus pêlos ou com os outros métodos de depilação.

Há indicações especiais para casos de foliculites (pêlos encravados) e hidrosadenites.

Normalmente pode ser realizado a partir de 12 anos de idade. Não é indicado para áreas de pelos brancos porque o laser não funciona bem em região com pouca melanina.

Quantas sessões devem ser feitas?

Não se pode falar em um número fixo de sessões porque varia de acordo com a área tratada, cor da pele e do laser a ser utilizado. Em geral são necessárias 4-8 sessões para conseguir a eliminação de 90% dos pelos com intervalos mensais entre cada sessão. Os pêlos claros e finos e peles morenas ou negras necessitam de mais sessões para obterem o mesmo resultado.

Quais os cuidados após?

Normalmente indica-se um creme calmante para ser usado por 3 dias.

Não devem ser retirados os pêlos da área que está sendo tratada com pinças, ceras e nenhum método de corte pela raiz.   Deve-se evitar o sol durante o tratamento.

Quem não pode fazer?

Gestantes são contra indicadas a realizar o tratamento

Quais as possíveis complicações?

Em alguns casos, pode ocorrer a hipocromia (manchas brancas) ou hipercromia (manchas escuras) transitórias. Essas manchas se dão principalmente em pessoas bronzeadas, motivo pelo qual se deve evitar o sol antes, durante e até algumas semanas após o tratamento. Em alguns pacientes podem se formar crostas e vermelhidão na pele com a aplicação do laser, porém esse efeito dura em média 5 dias.

Caso a técnica e o laser utilizado não esteja adequado pode haver risco de queimadura.

Quais os resultados esperados?

Os efeitos são vistos desde as primeiras sessões, a cada sessão o paciente irá observar uma área de falha do crescimento dos pêlos. Quanto mais grosso o pelo, melhor e mais rápido é o resultado

Os pêlos voltam a crescer?

O pêlo atingido na fase de crescimento pleno não volta. Porém os que estão nas outras fases podem crescer novamente. Se ocorrer distúrbio hormonal e tendência genética, pêlos novos podem surgir. Pode ser esperada uma redução de 80% dos pêlos a longo prazo.

Os pelos brancos e muito louros não são atingidos pelo laser porque não tem melanina.